Resumo do Plenário

Em 02/02/2016
-A A+

O aumento da dívida de restos a pagar do Estado foi tema do pronunciamento da deputada Priscila Krause, do Democratas, na Reunião Plenária desta terça. De acordo com a parlamentar, o valor passou de 349 milhões de reais em 2015 para 946 milhões em 2016. O aumento representa um percentual de 170%. Os restos a pagar são despesas liquidadas e não pagas a prestadores de serviços. Para Priscila Krause, é preciso buscar um novo modelo de gestão. “Não estamos aqui falando simplesmente de números de secretarias, de cargos comissionados. Mas estamos falando, sim, de contratos temporários e de coisas que reforçam um modelo inchado e que não é capaz de responder a sociedade com a eficiência que ela precisa.

O líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho, do PTB, criticou a falta de ação do estado na área administrativa, e afirmou que irá cobrar explicações do secretário da fazenda, Márcio Stefani.

A deputada Socorro Pimentel, do PSL, destacou o trabalho da Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia em Pernambuco. A parlamentar, que preside o grupo, afirmou que durante o mês de janeiro, foram realizadas visitas a centros de diagnóstico e tratamento da doença. De acordo com a deputada, já são mais de 1.300 casos de microcefalia notificados em Pernambuco. Ela apontou outras ações da comissão previstas para fevereiro. “Iremos ao secretário de Saúde tomar ciência da atuação do Estado no combate à epidemia com os protocolos vigentes, se estão sendo seguidas as diretrizes e a forma de monitoramento e o acompanhamento dos municípios no combate ao Aedes.”

Sílvio Costa Filho e Priscila Krause criticaram a Prefeitura do Recife, que, segundo eles, não tem investido em publicidade educativa para combater o mosquito.

O deputado Adalto Santos, do PSB, disse que encaminhou ofício à Secretaria de Segurança Pública para intensificar a fiscalização de ônibus que circulam nas BR-101 e BR-232. Segundo ele, na semana passada, ocorreram assaltos a 12 ônibus em um único dia.

A demora em restabelecer o fornecimento de energia em diversas localidades do município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, foi alvo de críticas do deputado Vinícius Labanca, do PSB. O parlamentar exigiu retratação e agilidade da Celpe, e sugeriu que a regulação das empresas de energia elétrica volte para a esfera estadual. “Hoje, as empresas de energia são reguladas pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, em ãmbito federal. Com a regulação de caráter local, a necessidade da população poderá ser melhor assistida, e as cobranças poderão ser mais efetivas, incluindo casos excepcionais, como o da última sexta-feira, e casos rotineiros do cotidiano.”

O deputado Botafogo, do PDT, criticou a Prefeitura de Carpina, na Zona da Mata Norte, que não estaria investindo o suficiente em saúde e saneamento. Segundo o parlamentar, a situação no município é caótica. Esgoto a céu aberto e lixo nas ruas estariam favorecendo a proliferação do mosquito da dengue.

O deputado Pastor Cleiton Collins, do PP, parabenizou a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, pela decisão de não realizar o carnaval neste ano. Ele afirmou que outras prefeituras deveriam seguir o exemplo. Para ele, elas deveriam priorizar os gastos nas áreas de saúde e pesquisa para o combate ao mosquito Aedes aegypti.